Apontamentos sobre o estilo historiográfico de Arthur Cézar Ferreira Reis em sua obra A Amazônia e a Cobiça Internacional
Palavras-chave:
História da cobiça sobre a Amazônia, Gramática da análise histórica, Sintaxe do acontecimento histórico, Nacionalismo, Arthur Reis,Resumo
A representação dos portugueses, luso-brasileiros e dos brasileiros na obra A Amazônia e a cobiça internacional evidenciou o objetivo do historiador Arthur Cézar Ferreira Reis em demonstrá-los como heróicos defensores da Amazônia entre os séculos XVII e XX. Essa representação que se calcou metaforicamente na luta das “forças da virtude” - representadas pelos portugueses, luso-brasileiros e brasileiros - contra as “forças usurpadoras” – representadas, sobretudo pelos povos anglo-saxões - foi desenhada a partir de uma perspectiva não dialética, já que os estrangeiros jamais foram definitivamente demovidos em relação aos seus interesses de conquista da Amazônia. Representação que deveria - a partir do “extremado sentimento” de nacionalidade de Arthur Reis - fazer com que os grandes homens que estiveram a serviço da defesa da Amazônia, fossem vistos como os mais aptos em estabelecer simbiose com o meio e com o elemento humano presente na região. Fato que deveria servir como exemplo de patriotismo tanto para seus leitores quanto para as ações dos homens que desejassem defender a Amazônia, nos anos de 1960.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.