Convergências de interesses e disputas: as interações e conflitos políticos e religiosos entre Católicos e Evangélico-luteranos no Rio Grande do Sul (análises sobre o município de Novo Hamburgo, década de 1920)
Palavras-chave:
Política. Religião. Católicos. Evangélico-Luteranos.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as relações políticas e sociais estabelecidas por dois grupos confessionais no Rio Grande do Sul da década de 1920, tendo como local o município de São Leopoldo e o seu então segundo distrito, Novo Hamburgo. Nesse ambiente, diferentes interesses entraram em jogo, ora estabelecendo uma relação de interação entre estes diferentes grupos confessionais, ora deflagrando diversos conflitos e disputas por espaço de atuação e poder. Deste modo, política e religião convergem em uma estreita vinculação, visando, sobretudo, o exercício de força e poder diante dos demais agentes históricos envolvidos. Através desta apreciação crítica, é possível compreender as estratégias de inserção política e social e de manutenção de poder por estes grupos, que excedem o recorte espacial proposto, e que foram marcantes no Rio Grande do Sul já no período imperial, ascendendo consideravelmente após a instalação da República.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.