Relações de Gênero e Produção de Cerâmica na Comunidade Quilombola da Olaria, em Irará-Bahia / Gender Relations and Pottery in the Quilombola Community of Olaria, in Irará-Bahia. DOI: 10.5212/Rlagg.v.1.i1.134147
Palavras-chave:
Mulheres, Cerâmica, Trabalho, Tradição.Resumo
A tradição de fazer objetos de cerâmica é uma prática desenvolvida entre famílias da comunidade quilombola da Olaria, em Irará. Essa técnica é passada de geração a geração como um saber dominado por mulheres. Tanto é assim que é comum encontrar a louceira, a qual aprendeu a fazer utensílios de barro com a mãe,poucas mencionam que aprenderam a arte com alguém de fora da família. Constam-se nesse exemplo, mulheres que aprenderam a modelar o barro com a sogra. Uma vez que a comunidade possui um modelo de família patriarcal, isso contribui para que esse saber que é passado de geração e geração, de mulheres, volte-se para as noras, já que os homens não fazem cerâmica. Nos dias atuais, a fabricação de objetos de cerâmica da comunidade é voltada para a geração de trabalho e renda, centrando o foco nas determinações de sua existência social como produção, distribuição e comercialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.