‘Faço de conta que eu não existo e você faz de conta que não me vê’: Geografias lésbicas na ditadura militar em Florianópolis – SC, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i2.0005Palavras-chave:
Espaço, ditadura militar, lésbicas, LGBTResumo
O objetivo deste artigo é compreender como os espaços de sociabilidade eram constituídos por mulheres lésbicas durante a ditadura militar em Florianópolis – SC. As mulheres lésbicas constituíam o conjunto de pessoas LGBT que, na época do regime militar, foi considerado subversivo. A vivência feminina das sexualidades dissidentes da heteronormatividade foi investigada nesta pesquisa por meio de entrevistas em profundidade com quatro mulheres que vivenciaram a ditadura durante sua juventude. A sistematização do discurso foi realizada por meio de análise de conteúdo, como proposto por Bardin, 1977 e Silva e Silva, 2016. A estrutura semântica do discurso das mulheres que colaboraram com a pesquisa traz identidades em fluxos temporais e espaciais, bem como a simultaneidade da visibilidade/invisibilidade espacial como forma de viver em tempos de ditadura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.