As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i1.0014Resumo
O presente trabalho possui, como tema central, investigar a categoria de gênero e a sua abordagem na Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero, tendo como objetivo analisar as produções científicas do periódico, entre os anos de 2010 e 2019. Caracterizase por uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. A seleção de trabalhos resultou num total de doze artigos, que foram divididos e apreciados nas categorias de Educação e Ensino de Geografia. A partir das análises foi concluído que é indispensável trabalhar a temática de gênero dentro da geografia. O ensaio social desses estudos permite que os/as estudantes compreendam as diferentes formas de empoderamento do local por parte dos diferentes grupos sociais.
Palavras-Chave: Gênero; Educação; Ensino de Geografia; Estudos Feministas; Geografias
Feministas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.