Uma resistência que brota do chão: o cotidiano de mulheres da colônia em Bujari – Acre
DOI:
https://doi.org/10.5212//Rlagg.v.11.i2.0005Resumo
Desdobramento de pesquisa de mestrado, o presente artigo busca aprofundar a reflexão sobre cotidiano das mulheres da colônia em Bujari, focando compreender, agora, uma resistência que brota do chão afinada com o protagonismo feminino em lutar pela permanência em suas localidades mesmo com dificuldades acessar políticas públicas específicas. No decorrer do estudo, utilizamos como categorias centrais o espaço e o lugar; adotamos como perspectiva metodológica a Fenomenologia e como técnica a História Oral. Desse modo, foi dado enfoque ao cotidiano das mulheres assentadas, com a realização de atividades de campo e execução de diversas entrevistas. Assim, foi possível identificar que as mulheres sempre estiveram presentes, trabalhando nos assentamentos rurais, desde o seu processo de abertura e que a sua relação com o espaço rural e com a terra ultrapassa qualquer lógica material, pois se encontra pautada na identidade, afetividade, pertença e apego ao lugar. No entanto, os posicionamentos femininos são sempre colocados em segundo plano pelo parceiro e o seu trabalho ainda é inserido na concepção de ajuda. Além de tudo, ainda são penalizadas com a falta de estradas, correção do solo, assistência técnica, créditos rurais que atendam às suas precisões, atendimento básico de saúde e atendimento escolar adequado à sua realidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.