A Dominação Masculina e a Gestão da Diversidade: Um Estudo com Sujeitos Gays Residentes no Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5212//Rlagg.v.11.i2.0002Resumo
No campo teórico e prático da administração a diversidade é entendida como tudo aquilo que não se encaixa no estereótipo do homem branco, sem deficiências e heterossexual, sendo assim o presente artigo se propõe investigar a influência da dominação masculina na gestão da diversidade no ambiente organizacional. O corpus foi formado a partir da transcrição das falas dos entrevistados. Foram entrevistados ao todo onze homens gays na faixa-etária de 21 a 46 anos e residentes no Estado do Rio de Janeiro. Por meio das análises tornou-se possível compreender que diversas organizações, das mais diversas áreas, são tidas como predominantemente masculinas, sendo um grande sistema de poder. Foi possível analisar ainda o fato de que pessoas em que a sexualidade é perceptível, por conta de comportamentos e aparência não são bem quistas no mundo do trabalho. Concluiu-se que mesmo as organizações adotem a política de gestão da diversidade isso não as isenta de serem reprodutoras da dominação masculina por meio de diversas práticas, como não contratar gays afeminados ou estigmatizar a feminilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.