Drag queens em banheiros públicos coletivos e ruas de Foz do Iguaçu: cartografias de corpos dissidentes em lugares transientes
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i2.0001Resumo
Partimos de uma crítica às representações cartográficas convencionais e de um breve levantamento dos escritos em geografia e arquitetura e urbanismo sobre espaço, gênero e sexualidades. Abordaremos os trânsitos de um grupo de drag queens em Foz do Iguaçu, no Paraná, por ruas e banheiros públicos coletivos, os quais consideramos lugares transientes. Relataremos um trabalho de campo que por três diferentes noites acompanhou esse grupo, utilizando a metodologia móvel do sombreamento e posteriormente produzindo dois conjuntos de cartografias: os “mapas da violência”, que colaborativamente registraram as repressões espaciais na experiência destas drag queens em movimento; e as colagens banheirísticas, autorrepresentações das vivências de algumas delas nos banheiros coletivos.
Palavras-chave: drag queen, lugar transiente, cartografia, banheiro público, sombreamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.