Candomblé no Brasil: Traçando uma Nova Geografia Social de Gênero, Raça e Classe a Partir de uma Proposta de Sociabilidade Outra. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.108120
Palavras-chave:
Candomblé no Rio de Janeiro, Relações de Gênero, Raça e racismos no Brasil.Resumo
p { margin-bottom: 0.21cm; }O presente trabalho tem por propósito resgatar as origens do preconceito e da discriminação de gênero, raça e classe, para observar seus reflexos no campo religioso dentro do Brasil bem como as formas de resistência efetuadas por estes grupos alijados das condições materiais e simbólicas de produção e reprodução desde os primórdios da formação social do país. Através do tratamento de aspectos da diáspora africana no Brasil e da análise de inspiração etnográfica com foco empírico em uma das casas de candomblé mais tradicionais e respeitadas do Rio de Janeiro, O Ilê Omiojuarô, matriz e exemplo para várias outras, com representatividade nacional e internacional e situada no município de Nova Iguaçu – Baixada Fluminense - RJ, pretendemos trazer para a discussão política e teórica os discursos e práticas construídos por este povo que ousa propor uma nova geografia social e uma nova práxis em busca de reconhecimento e dignidade.
p { margin-bottom: 0.21cm; } p { margin-bottom: 0.21cm; p { margin-bottom: 0.21cm; }Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.