Mulheres, Classe Social e Violência de Gênero em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.12.i2.0008Resumo
A sociedade capitalista é excludente e perversa com aqueles que estão na base da pirâmide, ou seja, os pobres, as mulheres e os negros, seguramente os que vivem em situações de maior vulnerabilidade. Os estudos e pesquisas retratam que, nas sociedades de classe, as relações de gênero, de raça e etnia se entrecruzam em interseccionalidades. Neste estudo, propomos discutir como a violência de gênero, que perpassa as relações de classe, se agudizou na pandemia e atinge de forma mais direta as mulheres pobres e negras, evidenciando as interseccionalidades que não devem ser desconsideradas na pesquisa desse fenômeno. Este estudo parte de uma perspectiva crítica e tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, além de destacar as reflexões colhidas nas experiências de trabalhos realizados com mulheres que atuam em organizações sociais engajadas na luta pela sobrevivência e na luta antipatriarcal e anticapitalista. Essas lutas apontam resistências e superação no combate à violência de gênero nestes tempos de pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.