Os Cinemões do Centro de Fortaleza (CE): Uma Leitura Sobre as Dissidências Sexuais e de Gênero na Produção do Espaço Urbano
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0001Resumo
Os cinemões localizados no Centro de Fortaleza (CE) surgem na segunda metade do século XX, possibilitando a socialização e a vivência de sexualidades dissidentes da heteronormatividade compulsória da cidade. Situamos a aparição dos cinemões concomitante à produção do espaço urbano de Fortaleza, identificando que estes se consolidam em meio a uma desvalorização do Centro, enquanto área que era destinada ao consumo e entretenimento das elites. Os registros em campo, relatos e consultas em redes sociais virtuais nos permitem ler os cinemões como espacialidades onde múltiplas masculinidades coexistem. E, além dos desejos sexuais, nos cinemões ocorrem encontros entre amigos, trocas de experiências, afetos e memórias. Ao pensarmos os cinemões geograficamente, encaminhase para uma interpretação aberta e relacional do espaço, que permite destacar a multiplicidade de sentidos que ali se encontram.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-21 (2)
- 2022-07-02 (1)
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.