Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-02. Leia a versão mais recente.

As Trajetórias de Vida­ Formação­Profissão de Ella, Filomena, Maria e Sol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0005

Resumo

Este artigo traz as reflexões, escrevivências e trajetórias socioespaciais e acadêmicas de Ella, Filomena, Maria e Sol: quatro professoras negras atuantes do ensino de Geografia, de Departamentos de Geografia de universidades públicas brasileiras. Para escutar suas narrativas
foram escolhidas as metodologias história de vida e interseccionalidade, e como instrumentos da pesquisa foram utilizados: questionário, entrevista semiestruturada e memorial autobiográfico acadêmico escrito pelas professoras. Os resultados mostram a importância de
analisar as diferentes trajetórias socioespaciais das professoras, para compreender o que é ser mulher negra em uma universidade publica, dentro do curso de Geografia.

Biografia do Autor

Luyanne Azevedo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestra em Geografia pelo programa Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), na linha de Ensino de Geografia. Licenciada e Bacharela em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora de Geografia da rede pública municipal do Rio de Janeiro (SME-RJ). Atua na área de Ensino de Geografia, com ênfase nas relações Étnico-raciais, de Gênero e suas Interseccionalidades. Também tem interesse pelas áreas de formação e produção autoral docente, políticas educacionais e Geografias Emocionais. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (GEPGEEC UERJ/FFP) desde 2019.

Ana Cláudia Ramos Sacramento, UERJ

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) . Tem experiência como professora das redes pública e privada no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente é professora associada no Departamento de Geografia da UERJ-FFP com atuação na área de Ensino de Geografia, na graduação, na especialização e no mestrado, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Currículo e Didática de Geografia. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2021). Coordenadora Projetos FAPERJ. 

Downloads

Publicado

2022-07-02

Versões

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos