Slam Quilombo de Dandara de Presidente Prudente ­ SP: Um Território Insurgente e suas Práticas Educativas

Autores

  • Nécio Turra Neto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - campus de Presidente Prudente
  • Maria Celina Pedroso Alves

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0009

Resumo

O artigo traz resultados do estudo realizado sobre o Coletivo Quilombo de Dandara, de Presidente Prudente, que instituiu um espaço de Poesia Slam no centro da cidade. O objetivo  foi compreender os processos educativos do Slam e as relações com os saberes escolares, bem como analisar sua espacialidade em relação aos processos mais amplos de produção do espaço urbano. Pelas entrevistas, acessamos as trajetórias de vida das integrantes do Coletivo, seus cruzamentos e entrelaçamentos, suas práticas espaciais e seu papel educativo. O Coletivo educa, ao discutir temas como racismo e sexismo, ao acolher múltiplas manifestações, ao dar a palavra aos que normalmente não têm voz e ao se conectar com outros contextos educativos que formam um circuito político e cultural alternativo na cidade. Por isso, é possível pensar o Coletivo Quilombo de Dandara como uma prática espacial insurgente.

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Publicado

2022-07-02 — Atualizado em 2022-07-21

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Artigos / Articles/ Artículos