Vivências de Mulheres em Situação de Refúgio ou Imigração na Região do Vale do Sinos
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0005Resumo
O objetivo desta pesquisa foi relatar as vivências e desafios enfrentados por mulheres em situação de refúgio ou imigração na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A pesquisa teve um delineamento exploratóriodescritivo, de cunho qualitativo. Como instrumento, foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Participaram do estudo 19 mulheres refugiadas e imigrantes, tendo sido os dados analisados através de análise temática. Dentre os desafios identificados pelas participantes, destacamse a inserção no mercado de trabalho, as relações familiares em função da distância territorial e a inserção em uma nova cultura. As entrevistadas relataram encontrar dificuldades com o idioma, o que, por sua vez, traz prejuízos nas suas interações sociais. Concluise que a precarização da situação socioeconômica, neste caso, dificulta a integração social e o aprendizado do idioma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.