Proposta Didática para Abordar os Conflitos Socioambientais na América Latina a partir de uma Perspectiva Geográfica Feminista no Segundo Ciclo da Educação Básica no Chile

Autores

  • Daniela Jara Acevedo Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación
  • Romina Oyanedel Morales Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación
  • Javiera Reyes Córdova Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0014

Resumo

A seguir, será apresentada uma proposta didática voltada para o segundo ciclo da Educação Básica no Chile, na qual uma perspectiva geográfica feminista se integra à abordagem de alguns conflitos socioambientais na América Latina, sendo este resultado de uma investigação focada em como articular o ensino de Geografia, feminismo e conflitos socioambientais no contexto do currículo chileno. Para isso, inicialmente são desenvolvidas algumas discussões teóricas em torno da geografia feminista, dos conflitos socioambientais e da educação geográfica. Em seguida, é apresentada a proposta didática voltada para o enfrentamento de diferentes conflitos socioambientais e, por fim, são compartilhadas algumas conclusões iniciais sobre as potencialidades e desafios a serem enfrentados.

Biografia do Autor

Daniela Jara Acevedo, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Romina Oyanedel Morales, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Javiera Reyes Córdova, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiências / Reports of Experiences / Relatos de Experiencias