Maternidade em Tempos de Pandemia: uma Análise sobre Mães do Município de Ponta Grossa em fins de 2020
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0004Resumo
Este trabalho buscou analisar experiências de mulheres mães durante uma parte da pandemia da COVID19, no município de Ponta Grossa (PR), a partir dos pressupostos da história do tempo presente. O objetivo central da pesquisa foi compreender os impactos da pandemia nas vivências de mulheres mães, buscando desenvolver problematizações sobre desigualdades de gênero socialmente construídas e a forma com que se manifestam em um período de crise. Como metodologia, utilizouse como fontes as respostas de um formulário de questões compartilhado por meio das redes sociais entre os meses de setembro e novembro de 2020. Os resultados das questões objetivas foram esquematizados em gráficos, permitindo a realização de um estudo quantitativo, já as respostas da questão descritiva possibilitaram uma análise qualitativa sobre a temática. A partir dos resultados, constatouse que, durante o período da
pandemia analisado, houve um significativo aumento na carga de trabalho materno, impactando tanto física como psicologicamente as mulheres mães. Elas enfrentaram diversos desafios na conciliação das atividades domésticas; cuidados dos filhos; tempo de lazer e
trabalho, sendo que ainda são as principais responsáveis pelas atividades de casa e pela criação dos filhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.