O que Podemos Aprender com Mulheres Quilombolas? Um Estudo sobre Práticas Cotidianas e o Processo de Territorialização, Desterritorialização e Reterritorialização de uma Comunidade Remanescente Quilombola
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0002Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste em realizar uma aproximação das memórias de mulheres quilombolas, a fim de captar como as práticas cotidianas compuseram o processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização (TDR) da Comunidade Remanescente Quilombola Adelaide Maria Trindade Batista, localizada no município de Palmas, no estado do Paraná. Foram discutidos elementos teóricos do conceito de cotidiano, com base na teoria certeauniana, e elementos do processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, que entendem o território como um espaço em constante transformação. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizado o método da história oral de vida. Os resultados mostram o matriarcado como uma estratégia cotidiana exercida dentro da comunidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.