Gênero e Mobilidade Urbana na América Latina: Uma Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i1.0002

Resumo

Objetiva­se investigar como a mobilidade urbana e gênero são retratados na literatura latino­ americana sobre a gestão da cidade. Para tanto, realizou­se uma revisão integrativa da produção científica sobre gênero e mobilidade urbana na região. Após o crivo de inclusão­
exclusão, 22 artigos foram analisados na íntegra. Os estudos apontam que a invisibilidade de gênero no planejamento urbano das cidades e a divisão sexual do trabalho são fatores decisivos que impactam negativamente a mobilidade das mulheres. Aponta­se a necessidade de desenvolvimento de estudos que abordem a diversidade e singularidade das mulheres em relação à mobilidade, considerando desigualdades de raça, classe, sexualidade, geração e capacidade física, em diálogo com perspectivas críticas como a interseccionalidade e a geografia feminista na gestão urbana.

Biografia do Autor

Maria da Graça Costa, UFRN

Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período de estágio junto ao Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Psicologia no PPgpsi (UFRN). Participa, enquanto pesquisadora, dos grupos de pesquisa Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades; Corpo, gênero e sexualidade; Núcleo de Psicologia Política; e LAICOS-IAPSI. Integra a Rede Latinoamericana de Psicologia Rural. Tem experiência na área de Psicologia Social, Saúde Coletiva e Educação Popular. Principais temas de investigação: epistemologias feministas, saúde mental, pensamento descolonial, psicologia social crítica, movimentos sociais, modos de subjetivação, ecofeminismos.

Antonio Alves Filho, UFRN

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1993); mestrado em Administração (1999) e doutorado em Psicologia (2012) também pela UFRN. Professor do curso de Administração e do curso de Administração Pública da UFRN na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Também, é professor do Programa de Pós graduação em Gestão Pública - PPGP/UFRN, mestrado profissional. Pesquisa e tem interesse por temas ligados a gestão de pessoas e comportamento organizacional.

Jáder Ferreira Leite, UFRN

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998); mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e estágio pós-doutoral junto ao Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da Universidade Federal do Ceará (2014) e ao Grupo de Estudos Gênero e Masculinidades (GEMA) da Universidade Federal de Pernambuco (2020). É professor associado II, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação na graduação e pós-graduação (orientações de mestrado e doutorado). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política (Gestão 2017 - 2018), coordenador e membro do GT Saúde Comunitária da ANPEPP (2017-2018). Membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) para o biênio 2021/2022 (tesoureiro). Atua no campo da Psicologia social e política a partir dos temas: movimentos sociais e contextos rurais, produções de sentidos e ruralidades.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos