Espaço Urbano, Redes de Sociabilidade e Políticas de Saúde LGBTI+ sob o Prisma da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i1.0009

Resumo

Quando lançamos um olhar atento sob o espaço urbano, verificamos que sua multiplicidade de arranjos e possibilidades refletem os grupos que por ali passam e, não só se constituem a partir deles, como interferem nesses sujeitos, numa relação dialética. Nesse sentido, ao pensar nos sujeitos LGBTI+, percebemos um grupo diverso e formado por identidades que, reunidas, formam as chamadas minorias sexuais ou sexualidades dissidentes. Sobre esses sujeitos, é possível perceber que se utilizam do espaço urbano e sua estrutura para formar redes de apoio e sociabilidade e, em alguns casos, delimitar territorialidades e espaços de convivência. A partir dos dados inéditos e recém­publicados da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019, tem sido possível verificar alguns pontos relativos a esse público e este artigo visa, sob a perspectiva dos espaços urbanos e estudos territoriais, verificar alguns aspectos relacionados à saúde de pessoas LGBTI+ e inferir sobre como o espaço urbano pode interferir e ser apropriado para realização de programas voltados à saúde dessa população.

Biografia do Autor

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, SEEDUC-RJ/Fundação CECIERJ

Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2007). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Doutor em Memória Social pela UNIRIO.

Angelita Alves de Carvalho, Escola Nacional de Ciências Estatísticas

É Pesquisadora em Informações Geográficas e Estatísticas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), atuando diretamente no programa de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas. Também integra o corpo de professores permanentes do programa de Mestrado e Doutorado em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. Tem doutorado em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG, mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/IBGE e graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Seus temas de atuação envolvem fecundidade abaixo do nível de reposição, preferências reprodutivas, relações de gênero e saúde sexual e reprodutiva. Também se interessa por questões transversais à demografia como famílias, religião e raça/cor bem como pesquisas de caráter qualitativo. É bolsista PQ2 de produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos