Abordagens sobre crianças, adolescentes e jovens na geografia brasileira e as potencialidades de alianças com gênero e sexualidades
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i2.0013Resumo
Este artigo tem por objetivo evidenciar as características do desenvolvimento da abordagem das crianças, adolescentes e jovens no campo da geografia brasileira, destacando gênero e sexualidades. Para isso, foi realizado um levantamento no conjunto de 28.838 artigos, que cobre o período de 1939 a 2020, oriundos de 98 revistas online cadastradas na área de geografia pelo Sistema Qualis-Capes, referente ao quadriênio de avaliação 2013-2016. Esse conjunto documental faz parte do Observatório da Geografia Brasileira e, para efetuar o levantamento, foram utilizadas as palavras de busca “juventude”, “jovem”, “juvenil”, “adolescente” e “criança” que podem estar presentes nos campos título, resumo ou palavras-chave. O resultado da busca gerou um conjunto de 492 artigos que foi analisado em termos de temporalidade, abordagem temática e autoria. A metodologia utilizada foi a análise de redes sociais (ARS) com o apoio do software Gephi. Nossos resultados mostraram que as crianças, adolescente e jovens foram estudados majoritariamente a partir da educação, sociabilidade, campo e violência urbana.
Palavras-chave: Conhecimento geográfico; Crianças; Adolescentes; Jovens; Juventudes.
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