Homossociabilidade, Masculinidade Nociva e Mortes Violentas de Jovens Homens em Belém – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0011

Resumo

O estudo envolve a realidade das problemáticas sociais na periferia da Terra Firme, na cidade de Belém/PA. Objetiva-se compreender como as construções de gênero e sexualidade de jovens homens, no bairro da Terra Firme, se refletem nas relações e ações de contenção à violência urbana. A partir de abordagem quali-quantitativa e de estudo de caso, com levantamento bibliográfico e trabalhos de campo, identificou-se que as relações de sobrevivência entre homens heterossexuais comumente perpassam pela territorialidade da masculinidade nociva, bem como as ações de contenção à violência urbana pouco levam em consideração as questões de gênero.

Downloads

Biografia do Autor

Pedro Israel Mota Pinto, Universidade do Estado do Pará

Mestrando em Geografia pela Universidade do Estado do Pará, membro do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano - GeoPUrb e do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime – LAB-GEOVCRIM.

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Geógrafo, Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará, Líder do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano – GeoPUrb.

Clay Anderson Nunes Chagas, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Reitor da Universidade do Estado do Pará, participa do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará como professor Permanente. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando no curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos