Importa a Espacialidade do Corpo Jovem Dissidente para a Geografia?
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i1.0007Resumo
A masculinidade e a racialidade são marcadores que orientam nocivamente os corpos no espaço, demarcando pontos de tensão que, por sua vez, são materializados nas cartografias de violência na sociedade, assassinando jovens corpos dissidentes a cada ano. O estudo em questão tem por objetivos compreender como um grupo social, atravessado pela masculinidade não hegemônica, vivencia o espaço geográfico; e também analisar como a presença desses corpos implica na produção espacial. A metodologia se dá através da abordagem qualitativa, interseccional, e feminista, configurada por uma revisão bibliográfica e pelo trabalho de campo em ambiente universitário, com os procedimentos metodológicos de diários livres e escrevivências. Como resultado, o trabalho expõe as consequências da ausência do estudo das corporalidades pela Geografia, resultando no silenciamento de jovens que têm seus pontos cardeais materializados pelo medo e um futuro de possibilidades e de escolhas negado, gerando espaços limitantes, de violência e de dor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.