A Desigualdade Sob as Águas: o Impacto da Injustiça Climática nas Mulheres da Ilha de Paruru do Meio, Pará"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i1.0005

Resumo

Este artigo analisa os impactos da Usina Hidrelétrica de Tucuruí na vida das mulheres da comunidade de Paruru do Meio, município de Cametá, Pará. Além dos impactos  ambientais da barragem, o estudo examina a sobrecarga de trabalho doméstico enfrentada pelas mulheres, decorrente da acumulação de impactos. O campo teórico deste trabalho analisa a divisão sexual das funções e a distribuição espacial das mulheres na comunidade. As metodologias incluíram trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários socioeconômicos. Os resultados obtidos a partir da análise das percepções das mulheres revelam que a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí provocou mudanças significativas no acesso a recursos essenciais, gerando uma sobrecarga de trabalho e afetando as estruturas e atividades que sustentam a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Geovana de Oliveira Lisboa, UFPA

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia- PPGEO (UFPA)

Alan Nunes Araújo, UFPA

Professor Doutor da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

Geografias Feministas Negras