A geografia da densidade institucional dos direitos civis de cidadania para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0012

Resumo

Desde o final da década de 1970, a população LGBTQIAPN+ no Brasil luta por uma maior visibilidade na garantia e extensão dos direitos civis por meio de instituições políticas de promoção da equidade e respeito. O objetivo principal é analisar a distribuição e variedade de instituições que promovem os direitos civis desse grupo, considerando a diversidade espacial resultante da estrutura federativa do país. Utilizando metodologia quantitativa, o conceito de densidade institucional foi analisado em uma perspectiva geográfica e expresso por meio de representação cartográfica, tabelas e gráfico. Estados na região Norte e Mato Grosso exibiram baixa densidade institucional, sugerindo áreas que demandam maior atenção para fortalecimento das instituições existentes e criar novas instituições de participação da sociedade civil.

Downloads

Biografia do Autor

Thiago Lopes Ribeiro, Universidade de Brasília

Graduado em Geografia pela Universidade de Brasília, integrante do GEPEDEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Espaço e Democracia e mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de Brasília.

Daniel Abreu de Azevedo

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Trabalha com a relação espaço político e democracia, e especial interesse em Geografia Eleitoral. Graduado, mestre e doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sob orientação da professora Dra. Iná Elias de Castro, trabalhou na tese de doutorado com o título "Democracia participativa como um sofisma: uma interpretação geográfica da democracia" e realizou estágio em doutoramento em Washington D.C. (American University - Centro de Estudos sobre América Latina) e na Cidade do México (UNAM - Departamento de Geografia). Concluiu pós-doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos