Os territórios configurados por/para as populações LGBT+ no espaço urbano em Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0014

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e caracterizar os territórios configurados por/para as populações LGBTIAP+, na cidade de Londrina, Paraná, discutindo como tais espacialidades revelam as contradições e potencialidades da vivência urbana contemporânea para pessoas dissidentes de gênero e sexualidade. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa qualitativa, exploratória e multiescalar, mobilizando diferentes estratégias metodológicas: levantamento de dados oficiais e hemerográficos de violência; aplicação de questionário online à população LGBTIAP+; e realização de entrevistas com lideranças sociais e proprietários de estabelecimentos voltados à comunidade. A análise foi orientada por quatro categorias teóricas: Territórios de Medo, de Morte, de Resistência e de Convivência. A cartografia produzida evidencia a sobreposição dessas territorialidades, demonstrando que a cidade é, simultaneamente, espaço de exclusão e de possibilidade. Conclui-se que reconhecer tais dinâmicas é fundamental para subsidiar políticas públicas urbanas interseccionais e para ampliar o direito à cidade da população LGBTIAP+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Metodologia de Projeto pelo Programa Associado UEM / UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina. Graduado pela Universidade Estadual de Londrina (2019) com especialização em História da Arte e Arquitetura (2021).

Vera Lucia Tieko Suguihiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1976), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora da Residência Técnica em Gestão pública - RESTEC, parceria Seti/UEPG?. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina como representante da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área da criança e do adolescente, com ênfase principalmente nos seguintes temas: criança e adolescente, conselhos de direitos e tutelares, violência, políticas públicas, criminalidade juvenil e orçamento público na área da criança e do adolescente. É também pesquisadora em projeto técnico e social na área de Política Habitacional de Interesse Social e Políticas Urbanas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Associado UEL/UEM em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisador Bolsa Produtividade - CNPq. ORCID: 0000-0002-2468-3489

Downloads

Publicado

2025-12-30

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos