Uma Jornada Queer para uma Geografia Queer: Entrevista com Lawrence Knopp. DOI: 10.5212/Rlagg.v.2.i1.141145
Resumo
Em julho de 2010, a Argentina se colocou na posição de vanguarda Latino-americana no reconhecimento do direito dos casais homossexuais ao casamento civil. Além da legitimação da igualdade na esfera pública entre relações homossexuais e heterossexuais, o fato implica a subversão do caráter heteronormativo do casamento e da constituição da família, o que gera uma demanda de transformação da perspectiva de compreensão de relações sociais que regulam os laços de dependência entre as pessoas formadoras das unidades familiares. As transformações em torno da cidadania homossexual trazem desafios políticos e teóricos enfrentados por várias ciências sociais, inclusive pela Geografia. É nesse efervescente contexto que temos a honra de entrevistar Larry Knopp, um dos mais importantes geógrafos queer da contemporaneidade e incansável teórico que faz de sua prática acadêmica sobre espaço, sexualidade e cidadania também uma luta política.
Larry Knopp realizou seu doutorado em Geografia pela Universidade de Lowa em 1989 e atualmente é diretor da Faculdade Interdisciplinar de Ciências e Artes da Universidade de Washington Tacoma. Larry Knopp tem como um de seus mais frequentes parceiros na produção de diversos artigos e capítulos de livros, o geógrafo Michael Brown. Juntos, têm levantado desafios que envolvem a Geografia com a justiça social, a política e a cidadania relacionadas com as sexualidades. A partir desta entrevista esperamos que as ideias de Larry Knopp se difundam pela comunidade geográfica da América Latina, de modo a estabelecer um diálogo produtivo nos mais variados lugares em que haja o interesse pela abordagem da Geografia Queer.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.