Por entre o corpo e o corpo-território, as gentes: uma introdução à aplicação da categoria corpo para a geografia da população

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0012

Resumo

Para construir um novo limiar do conhecimento, faz-se necessário um debate denso, contudo introdutório, das categorias e do processo de elaboração da temática. Nesse sentido, nosso objetivo é analisar a categoria corpo no espaço-tempo da ciência geográfica contemporânea, e seu potencial para a geografia da população, campo da ciência geográfica que possui amarras e trejeitos considerados, por muitas e muitos, tradicional ou conservador. Afora as más línguas, já existem produções que revelam o potencial que esperamos dessa correlação, mas precisamos avançar. Com a consolidação do pensamento conceitual da categoria corpo­
território, é possível constituir novos cenários para a geografia da população? Essa é uma das inúmeras perguntas que hoje se elabora, a partir desse denso debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis do Mar Marques Martins, Universidade Federal do Pará

Isis Martins é mulher, é professora da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma universidade. trata de temas como migração, população, população e corpo, mulheres e família, mulheres e luta pela moradia.

Kamilly Antunes de Assis, Universidade Federal do Espírito Santo

Kamilly Antunes de Assis é mulher, mestre em Geografia pela Universidade FEderal do Espírito Santo, tratando de temas como gênero, trajetória de mulheres, chefia feminina e monoparentalidade.

Geovana Kellen de Azevedo Guimarães, Universidade Federal do Oeste do Pará

Geovana Guimarães é mulher, graduada em geografia, e trata de temas como corpo-território, luta de mulheres indígenas pelo corpo-território e corpo-território como metodologia de luta e análise.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos