Geografia, corpo e violência contra as mulheres: tramas espaciais de poder e resistência
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0010Resumo
Este artigo propõe uma leitura crítica das dinâmicas materiais e simbólicas das relações de poder, com base na Geografia e na interseccionalidade. Analisa como o espaço geográfico é produzido por práticas sociais e culturais que reproduzem desigualdades estruturais de gênero, raça, classe e sexualidade. A partir de uma metodologia de análise conceitual bibliográfica, o estudo compreende o espaço como campo de disputas simbólicas e institucionais, onde arranjos urbanos operam como dispositivos de controle, disciplina, mas também de resistência. Destaca-se a subalternização e invisibilização de determinados corpos, especialmente os femininos, e o papel da violência na normatização das espacialidades. O texto critica os paradigmas eurocentrados e objetivistas da tradição geográfica, defendendo epistemologias feministas e saberes situados como alternativas teórico-metodológicas. Conclui-se que pensar a Geografia nas interseções entre corpo, poder e espaço é um gesto político e ético essencial à compreensão das desigualdades e à construção de geografias mais justas, plurais e transformadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.