A participação das mulheres na luta sindical no serviço público municipal do estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0005Resumo
Este artigo, fruto da conclusão da pesquisa de mestrado, tem como objetivo investigar a participação das mulheres no movimento sindical do setor público municipal, no Ceará, com enfoque nas políticas de igualdade de gênero e na construção da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE) e seus sindicatos de base. Para tanto, utilizouse a pesquisa de natureza qualitativa e de cunho bibliográfica e a entrevista semiestruturada como procedimentos metodológicos. Os resultados indicam que a atuação feminina no sindicalismo do serviço público cearense é marcante e transformadora. As líderes sindicais entrevistadas compartilharam desafios e conquistas, revelando como conseguem equilibrar militância com responsabilidades pessoais e familiares. Além disso, mostraram habilidades de mobilização e negociação que têm impulsionado conquistas significativas. A pesquisa também aponta a necessidade de políticas sociais de apoio às trabalhadoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.