Espaços masculinos de Juchitán, Oaxaca. DOI: 10.5212/Rlagg.v.3.i1.003016
Palavras-chave:
Masculinidade, identidade, percepção, Juchitán, MéxicoResumo
Para a análise geográfica é necessário considerar a configuração da identidade das pessoas. Esta configuração está vinculada a diversos fatores sociais e individuais, como a contextualização social, econômica, política, cultural e histórica nos quais se desenvolvem os indivíduos. A percepção e a definição de lugar de um indivíduo estão relacionadas com sua dimensão espaço-temporal. Por esta razão, a construção da identidade é um processo constante, mutável, que flutua em função de tais contextos, mas também de fatores individuais como idade, sexo, nível de educação alcançado, experiência de trabalho, entre outros. A cidade de Juchitán, Oaxaca é um espaço que permite terem-se visões diversas sobre o que significa ser homem, em função de percepções que podem mudar a definição de lugar da população masculina. Esta definição é modificada quando se associa valores aos lugares, por tradição, apego. Isto reafirma a masculinidade e também tem um significado social, ou seja, dentro das esferas privada (família) e pública (amizades, trabalho, sociedade, etc.). A finalidade deste trabalho é revelar os vínculos que se estabelecem entre o lugar (Juchitán) e a identidade genérica para moldar a percepção e a vivência dos espaços.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.