Mulheres na política local: gênero e a construção do lugar de fala no Centro-Sul Paranaense.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0002

Resumo

Este estudo evidencia o legislativo municipal como um espaço estratégico para a construção de voz e diversidade de representações, fortalecendo a presença de diferentes perspectivas na política local. O objetivo é: evidenciar os desafios que atravessam a atuação dessas mulheres, problematizando como as relações de poder e gênero presentes nas câmaras municipais condicionam sua participação e a apresentação de pautas. A metodologia é baseada na análise de discurso de entrevistas com 16 vereadoras de dez municípios, os quais estão localizados na região Centro­ Sul do Paraná, complementada pela pesquisa bibliográfica e pela consulta a dados secundários, como o Tribunal Superior Eleitoral e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Assim, busca­se compreender como as mulheres se inserem no cenário político e como suas trajetórias refletem desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Aparecida Dionizio, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), mestra e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Márcia da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada e pós-graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Professora do Departamento de Geografia (DEGEO) e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Líder do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES).

Downloads

Publicado

2025-12-30

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos