Articulando os Espaços Público e Privado: Transformações das Espacialidades Vividas por Mulheres Moradoras de Periferias Pobres Após a Dissolução Conjugal na Cidade de Ponta Grossa – PR. DOI: 10.5212/Rlagg.v.3.i1.105116
Palavras-chave:
gênero, articulação público / privado, dissolução conjugalResumo
Este trabalho tem por objetivo compreender as transformações das espacialidades vividas por mulheres responsáveis pelo domicilio após a dissolução conjugal na cidade de Ponta Grossa – PR. Os processos de dissolução conjugal e a guarda feminina dos filhos do casal tem instituído famílias em que se destaca a chefia das mulheres. Embora o fenômeno seja comum em todas as faixas de rendimento, as famílias moradoras de periferias pobres constituem um grupo vulnerável ao empobrecimento e fragilização aos direitos cidadãos. Para cumprir o objetivo da pesquisa foi realizado um levantamento dos processos da Segunda Vara de Família de Ponta Grossa, nas categorias de Separação, Divórcio e Alimentos no período de 2003 a 2007, envolvendo famílias entre zero e dois salários mínimos com filhos menores de quatorze anos de idade na época da separação. Foram selecionados quinhentos e vinte e dois processos, relativos ao recorte social estabelecido e efetivada uma análise segundo categorias chave. Foram também, realizadas dezessete entrevistas com mulheres chefes de família, a partir de um roteiro de entrevista semiestruturado. As espacialidades vivenciadas por mulheres chefes de família se modificam após a separação conjugal, articulando de forma diversa as esferas pública e privada do espaço urbano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.