Gênero e TICS: Expondo a Intimidade das Relações de Poder na Agricultura Familiar. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3042
Palavras-chave:
gênero, inclusao digital, desenvolvimento ruralResumo
O artigo analisa a importância que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) possuem na vida das mulheres rurais. A análise detém-se nos dados de uma oficina de comunicação que contou com a participação de mulheres, realizada durante a sétima edição da Feira de Economia Solidária do Mercosul realizada em julho de 2011 em Santa Maria-RS. Na caracterização feita durante a oficina, observou-se que, entre a mulher rural do passado e a mulher rural de hoje, existe um cuidado maior com a aparência, com a própria autoestima e uma preocupação em conquistar novos espaços, além da casa e da propriedade rural, que possibilitem conhecer outras realidades, trocar experiências e também adquirir mais autonomia. Sobre as TICs, enquanto a mulher rural de ontem usava apenas rádio a pilhas e televisão preto e branco, a segunda já aparece com o telefone celular, notebook, televisão a cores, antena parabólica e máquina fotográfica digital. O acesso à informação e a participação em movimentos sociais aparecem como os principais fatores que contribuíram para as mudanças na vida das mulheres rurais. Já os problemas como a falta de infraestrutura e as incertezas quanto ao futuro da agricultura familiar aparecem como os principais desafios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.