A contribuição dos estudos de gênero para a compreensão da geografia do trabalho: uma pauta para discussão DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i2.106117
Palavras-chave:
geografias feministas, geografias do trabalho, feminismos, gênero, divisão sexual do trabalhoResumo
A visibilidade das ações das mulheres nas diferentes dimensões impôs para as ciências humanas e sociais os estudos feministas. No sentido de contribuir com os estudos de gênero para a compreensão da geografia do trabalho, utilizo categorias como gênero ou divisão sexual do trabalho a partir do comprometimento político com o feminismo. Assim, sem esgotar os temas, o texto relaciona dialeticamente os seguintes pontos de reflexão e pesquisa: (1) a urgência de estudar os movimentos feministas e a sua contribuição para as ciências humanas e sociais; (2) a necessidade de conhecer a contribuição das geografias feministas; (3) a análise das categorias que auxiliem a geografia do trabalho, dentro do marco conceitual feminista e (4) a imperiosidade de pensar a relação entre feminismo e as geografias do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.