Pensando Além da Homonormatividade: Explorações Performativas de Economias Gays Diversificadas. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3045
Palavras-chave:
Homonormatividade, Economia, GayResumo
Este artigo performativamente descentra o papel do consumo gay nas correntes do pensamento contemporâneo sobre a vida econômica e social de lésbicas e gays no Norte Global. É ao mesmo tempo crítico e reparador nessa perspectiva. Este trabalho engaja-se criticamente com as obras da década passada sobre a homonormatividade, sugerindo que estes trabalhos apresentam a 'homonormatividade' como uma estrutura por demais abrangente e que se torna politicamente incontestável. Em paralelo com a análise contemporânea de como as vidas lésbicas e gays se tornam cúmplices na reprodução de diversas normatividades, este artigo assume a posição inovadora e reparadora de se considerar como tais espaços e práticas também produzem relações interdependentes entre diferenças sociais. Com base na obra de Julie Graham e Katherine Gibson, publicada em 2006, 'A Postcapitalist Politics', este artigo considera tais perspectivas para delinear a diversidade de práticas econômicas de lésbicas e gays, com a ambição performativa de fazer práticas não capitalistas existentes mais visíveis e viáveis. Para este fim, o artigo examina um número de espaços e práticas gays para analisar os diferentes formatos de empreendimentos, transações e trabalho que ocorrem dentro destas. Com base em um inventário preliminar das diversas práticas econômicas e espaços gays, este trabalho propõe que já existem muitos aspectos da vida gay urbana e contemporânea que já oferecem alternativas às práticas homonormativas do neoliberalismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.