Espaço, lugar e sentidos: homossexualidade, consumo e produção de subjetividades na cidade de São Paulo DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i2.148163

Autores

  • Isadora Lins França Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp

Palavras-chave:

espaço, lugar, sexualidade, gênero, consumo

Resumo

Neste artigo, abordo as relações entre lugares, consumo e produção de subjetividades, tomando como foco um contexto de segmentação do mercado de lazer noturno frequentado por homens que se relacionam afetivo-sexualmente com outros homens na cidade de São Paulo. A pesquisa, de metodologia qualitativa, contou com observação etnográfica e entrevistas e se desenrolou a partir de um recorte num conjunto mais amplo de espaços de sociabilidade. Uma grande boate de música eletrônica, uma festa e um samba GLS foram selecionados como lugares-chave e analisados comparativamente de acordo com os sentidos que lhes conferem seus frequentadores. A intersecção entre marcadores sociais da diferença, tais como gênero, sexualidade, classe social, cor/raça e idade, e o modo como operam na constituição dos lugares e de subjetividades relacionadas a esses lugares também foram levados em conta na análise.

 

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Publicado

2013-05-09

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos