Significações de um personagem de desenho animado no espaço escolar: um estudo sobre gênero na Educação Infantil. DOI: 10.5212/Rlagg.v.7.i1.0007

Autores

  • Juliana Lopes Garcia
  • Carlos Toscano

Palavras-chave:

Educação Infantil, gênero, perspectiva histórico-cultural

Resumo

Meanings of a Cartoon Character in the Space of School: A Study on Gender in Early Childhood Education / Significados de un Personaje de Dibujos Animados en el Espacio Escolar: Un Estudio sobre Género en la Educación Infantil

 

Neste trabalho, apresentamos parte dos dados obtidos em uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar como emergem as questões de gênero produzidas por crianças no espaço escolar em uma turma de Educação Infantil, da rede municipal de Londrina/PR. A pesquisa foi realizada apoiada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, e nos estudos de Bakhtin e Voloshinov. A partir da análise da situação “O Celular”, conclui­se: questões de gênero já estão presentes na sala de aula nessa etapa da escolaridade e, ao compartilharem suas significações de gênero, as crianças, em geral, reproduzem os padrões sociais hegemônicos em acordo com a configuração desse espaço e, por vezes, estranham quando colegas não o levam em consideração.

Palavras-Chave: Espaço escolar; Educação Infantil; Gênero; Perspectiva Histórico-Cultural.

 

Abstract

In this article, we present some of the data gathered in a research whose objective was to investigate the emergence and characterization of the gender issues produced in the space of school, in an Early Childhood Education class from a municipal school in Londrina/Pr. The research was conducted according to Vygotsky’s historical-cultural perspective, as well as to the studies of Bakhtin and Voloshinov. From the analysis of the situation called “The Cellphone”, we came to the conclusion that gender issues are already present in classroom at this stage of schooling and that, when sharing their meanings of gender, children in general reproduce the hegemonic social patterns, in accordance with the actual configuration of this space, and sometimes they find it strange when their colleagues do not take it into consideration.

Keywords: School Space; Early Childhood Education; Gender; Historical-Cultural Perspective.

 

Resumen

En este trabajo presentamos algunos de los datos obtenidos en una investigación cuyo objetivo fue investigar cómo emergen las cuestiones de género producidos por los niños y niñas en la escuela en una clase de educación infantil de la red municipal de Londrina / Pr. La investigación se llevó a cabo a través de la perspectiva histórica-cultural de Vigotski, y los estudios de Bakhtin e Voloshinov. A partir del análisis de la situación “O Celular” se concluye que las cuestiones de género ya están presentes en el aula y que los niños y niñas, al compartir sus signifiaciones de género, en general reproducen los padrones sociales hegemónicos de acuerdo con la configuración de este espacio y, a veces, se estrañan cuando sus colegas no lo tienen en cuenta.

Palabras-Clave: Espacio Escolar; Educación Infantil; Género; Perspectiva Histórica-Cultural.

Biografia do Autor

Juliana Lopes Garcia

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Rede Municipal de Educação Infantil em Londrina/PR.

Carlos Toscano

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor adjunto no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado em Educação. É líder do grupo de Pesquisa Escola e Formação/UEL. É também pesquisador do grupo de pesquisa Aula: trabalho docente na formação inicial/UNICAMP-SP.

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Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos