Juventude Rural e Relações de Gênero: Uma Breve Discussão pela Ótica do Lazer, Trabalho e Projetos de Futuro
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0006Palavras-chave:
Juventude Rural, Gênero, Lazer, Trabalho, Projetos de Futuro.Resumo
Este trabalho traz uma abordagem sobre a juventude rural e as relações de gênero na agricultura familiar. O artigo propõe discutir as diferentes relações vivenciadas pela juventude rural em seus grupos de sociabilidade nos seus espaços de lazer e diversão, nas relações de trabalho na propriedade e em seus projetos de futuro, considerando os papéis de gênero desempenhados por moças e rapazes que vivem em algumas comunidades rurais, no município de Laranjeiras do Sul/PR. Para tal, foram utilizados como recursos metodológicos a Observação Participante, Grupos Focais e Entrevistas individuais. Assim, primeiramente apresentamos uma discussão sobre os estudos e a conceituação de gênero, a partir de uma perspectiva geográfica. Depois, apresentamos estudos que envolvem a Juventude Rural e como esse grupo social vem sendo interpretado pelas pesquisas acadêmicas. Finalmente, apresentamos as relações de gênero entre a juventude rural nos seus contextos de lazer e trabalho, e na construção de seus projetos de futuro.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.