Mulheres nas Eleições de 2014 no Brasil: Evidências de Exclusão e Marginalização Política DOI: 10.5212/Rlagg.v.8.i1.0015
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0015Palavras-chave:
Mulheres, Gênero, Financiamento Eleitoral, Eleições, Análise de Redes Sociais.Resumo
O Brasil apresenta uma fraca participação de mulheres em cargos eletivos, pouco mais que um décimo. Esta é uma condição crítica para uma democracia representativa. Dentre as condicionantes estruturais desse fenômeno está o financiamento eleitoral. O presente trabalho investiga a participação das mulheres nas redes de financiamento das eleições de 2014 no Brasil. Os resultados demonstram que as relações entre os agentes políticos produzem um direcionamento assimétrico e seletivo dos recursos financeiros, constituindo uma dinâmica estrutural de exclusão e marginalização das mulheres nas arenas do poder no Brasil. Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, organizamos um banco de dados relacional e utilizamos a metodologia da análise de redes sociais e tratamentos estatísticos multivariados para explorar os 220.325 relacionamentos registrados entre os 185.255 financiadores, agentes partidários e candidatos nas eleições de 2014.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.