Os territórios configurados por/para as populações LGBT+ no espaço urbano em Londrina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0014

Abstract

Este artigo tem como objetivo identificar e caracterizar os territórios configurados por/para as populações LGBTIAP+, na cidade de Londrina, Paraná, discutindo como tais espacialidades revelam as contradições e potencialidades da vivência urbana contemporânea para pessoas dissidentes de gênero e sexualidade. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa qualitativa, exploratória e multiescalar, mobilizando diferentes estratégias metodológicas: levantamento de dados oficiais e hemerográficos de violência; aplicação de questionário online à população LGBTIAP+; e realização de entrevistas com lideranças sociais e proprietários de estabelecimentos voltados à comunidade. A análise foi orientada por quatro categorias teóricas: Territórios de Medo, de Morte, de Resistência e de Convivência. A cartografia produzida evidencia a sobreposição dessas territorialidades, demonstrando que a cidade é, simultaneamente, espaço de exclusão e de possibilidade. Conclui-se que reconhecer tais dinâmicas é fundamental para subsidiar políticas públicas urbanas interseccionais e para ampliar o direito à cidade da população LGBTIAP+.

Author Biographies

  • Leonardo Ferreira, Londrina State University

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Metodologia de Projeto pelo Programa Associado UEM / UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina. Graduado pela Universidade Estadual de Londrina (2019) com especialização em História da Arte e Arquitetura (2021).

  • Vera Lucia Tieko Suguihiro, Londrina State University

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1976), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora da Residência Técnica em Gestão pública - RESTEC, parceria Seti/UEPG?. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina como representante da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área da criança e do adolescente, com ênfase principalmente nos seguintes temas: criança e adolescente, conselhos de direitos e tutelares, violência, políticas públicas, criminalidade juvenil e orçamento público na área da criança e do adolescente. É também pesquisadora em projeto técnico e social na área de Política Habitacional de Interesse Social e Políticas Urbanas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Associado UEL/UEM em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisador Bolsa Produtividade - CNPq. ORCID: 0000-0002-2468-3489

Published

2025-12-30

Issue

Section

Artigos / Articles/ Artículos