Refletindo sobre Educação, Saúde do Homem e Envelhecimento na sociedade contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Saúde do Homem; Velhice,Gênero, Educação e Cultura.

Resumo

Este artigo aborda o processo de envelhecimento, na perspectiva de gênero e saúde e as interfaces com educação e cultura, posto que, na sociedade brasileira, a complexidade do envelhecimento representa um desafio para muitos setores da sociedade – político, social, econômico, acadêmico, institucional, empresarial e outros,  que precisam se preparar para receber essa população idosa e suas demandas e necessidades especificas num  futuro cada vez mais próximo. A cultura condiciona às representações de velhice  e de gênero, com reflexos nas percepções sobre   saúde,  doença e o cuidado. Entender como foi e como vem sendo pensado a saúde e o cuidado do homem e, em particular, do homem idoso, no contexto brasileiro. Considera-se importante e imprescindível.  A interface entre esses fenômenos é objeto desta análise, fundamentado na perspectiva da gerontologia social,na suposta visão de como os homens idosos percebem  a relação entre saúde, doença, masculinidade e envelhecimento, e como esses construtos se relacionam com os subsistemas de cuidado informal e profissional. O  trabalho consiste  em uma revisão bibliográfica, cuja estratégia de busca incluiu consulta a livros e artigos. No Brasil este cenário começou a mudar favoravelmente com a publicação da Portaria 1.944- que institui a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), tornando-se um marco histórico para o país.

Biografia do Autor

Noêmia Lima Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada I, regime de trabalho DE, lotada no departamento de Serviço Social. Coordenadora do curso de graduação em Serviç da Universidade Federal de Sergipe. (2017-2019). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade da UFS. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1975). Pós-graduação Strito Sensu- Doutorado em Educação pela Universidade da Madeira- Portugal, 2012. Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983); Pós-Graduação Lato-Sensu: Especialização em Arteterapia -Profissionais Integrados-Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Aracaju SE:, 2016. Especialista em Gerontologia- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG, 2006. Especialização em Gerontologia Social 2002- Universidade Federal de Sergipe; Especialização em Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos (2001) - Universidade Federal de Sergipe/UNIPAZ; Especialização em Administração Hospitalar (1981) -Faculdade São Camilo/SP; Especialização Formação em Psicodrama Aplicado (1996) - Federação Brasileira de Psicodrama/ FEBRAP/BA. Especialização em Modelos de Páticas nos Campos d Atuação em Serviço Social(1978). Professora Adjunto IV - DE, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe. Docente da Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Direito da Família , Políticas Sociais; Coordenação do curso de Gerontologia Social , na Universidade Federal de Sergipe. Professora/Orientadora do curso de Especialização Gestão de Políticas Pública de Gênero e Raça/UFS. Coordenadora dos Cursos de Aperfeiçoamento "Gênero e Diversidade na Escola -GDE e Educação para a Diversidade e Cidadania - EDC, modalidade Semi-presencial- formação continuada de professores do ensino fundamental da rede pública - Convenio UFS/CESAD- SECADI/MEC. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade/UFS. Membro dos grupos de Pesquisa - CNPq nas áreas: Serviço Política Social e Movimentos Sociais; Educação Direitos Humanos e Envelhecimento; Serviço Social e Saúde. Membro do Conselho Municipal do Idoso de Aracaju/SE. . Vice-Presidente da Associação Brasileira de Universidades Abertas a Terceira Idade- ABRUNATI(2013-2014).Membro do Fórum Permanente de Debates sobre Direitos Humanos e Envelhecimento; Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Memorialidade- Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz- Departamento de Filosofia e Ciencias Humanas, Ilhéus/BA.. Membro da diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe. Tem livros e capitulos de livros publicados versando sobre os temas: Educação , Educação na Velhice, Envelhecimento e Direitos Sociais,Política Siocial e Saúde. Possui experiencias nas áreas de Educação, Assistência Social, Gerontologia Social, Saúde e Saúde Mental, Administração

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

SANTOS, S. S.; SILVA, N. L. Refletindo sobre Educação, Saúde do Homem e Envelhecimento na sociedade contemporânea. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/17221. Acesso em: 6 jan. 2025.