AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DA PESSOA PRIVADA DE LIBERDADE

Autores

Palavras-chave:

Direitos à educação. Escola da prisão. Reinserção do egresso. Humanização Social.

Resumo

A abordagem sobre a educação prisional teve por objetivo analisar as suas contribuições ou limites para a ressocialização do egresso do sistema prisional. Buscou, ainda, verificar se a organização desse atendimento pode diminuir os índices de reincidência. Assim, optou-se pela pesquisa bibliográfica, utilizando como aportes teóricos obras de Julião (2009); Silva (2011) e Freire (1996), os quais defendem a educação como meio para a autonomia dos sujeitos. Ademais, utilizou-se o estudo documental das legislações que preveem a educação no cárcere, como por exemplo, a Lei de Execução Penal. O artigo está dividido nas seguintes seções: Introdução; Trajetória da pesquisa; Mazelas do sistema penitenciário; A relação entre reincidência e remição; A educação como direito e sua contribuição na reinserção; Considerações finais e Referências. Concluiu-se que a educação na prisão deve ser mediada com respeito mútuo levando em consideração a história de cada indivíduo. Entende-se, que é de suma importância que todos os envolvidos no ambiente prisional sejam reeducados para que a sociedade também passe a acreditar na potencialidade de transformação das pessoas superando o papel de opressores e oprimidos. O sistema punitivo não surte efeito ressocializador, portanto, faz-se necessário que o foco de investimento esteja voltado para a educação e no seu potencial libertador.

Biografia do Autor

VANESSA ELISABETE RAUE RODRIGUES, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional (2001), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Centro Oeste, UNICENTRO (2003), Mestre em Educação (2015) e Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É pesquisadora do Grupo GEPÊPrivação da Universidade de São Paulo e participa dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR e Sociedade Internacional Hegel - Marx: Seção Brasil da Universidade do Centro Oeste. Foi Coordenadora Pedagógica da Penitenciária Industrial de Guarapuava e do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, assumindo também as funções de Vice direção e Conselheira Disciplinar desta última instituição prisional. Foi colaboradora dos Cadernos do Departamento Penitenciário do Paraná, especificamente nas Práticas de Tratamento Penal nas Unidades Prisionais do Paraná. É Coordenadora Geral do Pólo Regional de Guarapuava do Estado do Paraná do Comitê de Educação em Direitos Humanos e Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos, Nova Visão instalada no Complexo Penitenciário de Guarapuava Pr além de atuar como Docente Colaboradora da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO no Departamento de Pedagogia e no curso de Especialização em Intervenção Sociocultural em Contextos Escolares e Não escolares e Libras em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

Sra Sabrina de Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste, campus Chopinzinho PR.
Participou do Programa de iniciação científica da Unicentro período de 2019-2020, no qual foi elaborado o artigo intitulado “Escola contra barbárie: uma reflexão sobre o massacre de Suzano”. Participou do Programa de Monitoria discente nesta mesma instituição, na disciplina de Fundamentos educacionais II, a qual resultou na elaboração de programas de Podcast´s, bem como um artigo denominado “Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto” publicado na revista aproximação da Unicentro. Participou ainda, do Programa de residência pedagógica da Unicentro na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves localizada em Chopinzinho PR, na qual houve a imersão na docência para além dos estágios supervisionados obrigatórios da graduação. Neste, foi elaborado em conjunto com outra residente, coordenadora e preceptora, um artigo de experiência, o qual foi publicado na revista Quaderns d´ animació i Educació Social. Atualmente reside na cidade de Candói PR, onde atua como professora efetiva da rede municipal. Está cursando pós graduação nível Lato Sensu em Pedagogia Social pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI e Gestão Escolar pela Faculdade UNINA.

Downloads

Publicado

2021-10-25

Como Citar

RODRIGUES, V. E. R.; DE OLIVEIRA, S. A. AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DA PESSOA PRIVADA DE LIBERDADE. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 205–220, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/18511. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos