EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO PIAUÍ

DISCURSO E PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • GERCIVALDO VALE PEIXOTO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Palavras-chave:

práticas docentes, Inclusão, letramento inclusivo

Resumo

O presente artigo analisa como vem ocorrendo a inclusão de alunos com deficiência em alguns municípios do sul do Piauí, bem como as práticas e os conceitos docentes relativos a esses contextos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), tendo como recurso metodológico o questionário online, elaborado com 15 perguntas abertas e fechadas. Os participantes dessa pesquisa foram 10 professores da Educação Básica. Após a análise dos dados gerados, percebe-se que os conceitos de educação inclusiva disseminados pelos docentes constituem-se na hibridização de discursos que centraliza sua argumentação na equidade democrática e no reconhecimento dos desafios trazidos pela inclusão e nas dificuldades na construção de metodologias para educação inclusiva. Além disso, o trabalho com as novas tecnologias, conciliado às práticas inclusivas encontram como fator limitante a carência de investimentos de recursos próprios das escolas. Esse cenário resulta em práticas docentes que focam na atuação de profissionais de auxílio, como o cuidador.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

VALE PEIXOTO, G. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO PIAUÍ : DISCURSO E PRÁTICA DOCENTE. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/19518. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos