A prática dos professores frente às dificuldades de aprendizagem de estudantes na educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2025.21957

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Educação Especial. Dificuldade de aprendizagem

Resumo

Esse estudo objetivou investigar as práticas pedagógicas dos professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em relação aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores. A presente pesquisa tornou possível refletir sobre os desafios que os docentes da EPT enfrentam em sua atuação com estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, revelando como esses professores procuram qualificar sua prática pedagógica para atuar frente aos referidos alunos. Espera-se que essa pesquisa contribua, especialmente na vida de estudantes inseridos na EPT que apresentam dificuldade de aprendizagem, bem como na prática pedagógica de seus professores.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Neves, UFSM

Possui Graduação em Pedagogia e Gestão pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2009). Especialista em Metodologia dos Anos Iniciais - Oficinas Pedagógicas pela Universidade Unopar (2017). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Unopar (2019). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Unopar (2020), Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente é professora na Rede Municipal de Educação do Município de Santa Maria - RS. Atua, também, como coordenadora pedagógica da educação infantil e anos iniciais de uma escola do mesmo município. Tem desenvolvido estudos nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, educação profissional e tecnológica, Educação de Jovens e Adultos, formação de professores, inclusão e políticas públicas.

Sabrina Fernandes de Castro

Professora Associada do Departamento de Educação Especial/Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva Mestrado profissional, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Possui graduação em Educação Especial - Habilitação Deficiência Intelectual e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, doutorado em Educação Especial e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI). Uma das coordenadoras do projeto de adaptação e validação da Escala SIS-C no Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência intelectual e acessibilidade na educação profissional e tecnológica e no ensino superior.

Downloads

Publicado

2025-01-25

Como Citar

NEVES, D.; FERNANDES DE CASTRO, S. A prática dos professores frente às dificuldades de aprendizagem de estudantes na educação profissional e tecnológica. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 09–30, 2025. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2025.21957. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/21957. Acesso em: 6 abr. 2025.