Ensino regular e a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.l

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Ensino Fundamental, TEA

Resumo

O acesso a uma educação adequada é um direito humano universal adquirido pelo indivíduo ao nascer. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), afeta diretamente as relações sociais do indivíduo, com alterações de interação e comunicação, entre outras, necessitando então da adequação, seja do indivíduo, seja da instituição, a padrões regulares de ensino, adequação esta denominada inclusão. Este estudo realizou uma discussão sobre a inclusão do aluno com TEA no ensino fundamental regular. A discussão foi realizada após a leitura e análise de conteúdos publicados por profissionais da educação e da psicologia, em sua maioria, referências nas áreas de inclusão e TEA. Concluiu-se que embora haja acesso à criança com TEA ao ensino fundamental regular, a real inclusão ainda é pouco efetiva, sendo que nem sempre o aluno tem suas necessidades atendidas, acarretando prejuízos na aprendizagem no sofrimento psíquico.

Biografia do Autor

Osni Junior dos Santos, UEPG

Possui graduação em Psicologia pela FAE - Centro Universitário (2018), Formação em Terapia Comportamental pelo Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba - IAAC (2019), Pós-graduação em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto (2021) e Pós-Graduação em Psicologia do Trabalho pela UNIBF (2022). É professor de Psicologia na UNICESUMAR Campus Ponta Grossa/PR, ministrando disciplinas ligadas à Análise do Comportamento. Trabalha como psicólogo na Clínica Psiquê em Ponta Grossa/PR, atuando na abordagem da Análise do Comportamento.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

SANTOS, O. J. dos; MARTINIAK, V. L. Ensino regular e a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.l. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22103. Acesso em: 27 abr. 2024.