DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM

reflexões sobre sua utilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.c

Resumo

O Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) é uma temática relativamente nova para muitos professores e que faz parte da educação inclusiva. Suas diretrizes, mais flexíveis, possibilitam o acesso de todos os alunos, independentemente de suas necessidades, a uma mesma educação. Nesse contexto, este estudo tem seu foco na educação inclusiva e nos direitos humanos, tendo como objetivos identificar, conceituar e discutir o DUA na educação inclusiva e suas nuances no processo ensino-aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Adriane Manfron Vaz, UEPG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2021). Especialista em Gestão Escolar: Administração, supervisão e Orientação pela Faculdade Iguaçu ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (2007). Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa. Desenvolve suas atividades no DEPED - Departamento de Educação atendendo aos Núcleos: NUAPE - Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (desenvolve atividades relacionadas ao Protagonismo Estudantil e Autorregulação da Aprendizagem) e NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (vice coordenadora). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Temas de interesse: Avaliação educacional, Tecnologias digitais, Ensino Superior e Educação Inclusiva

Everson Manjinski, UEPG

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

VAZ, A. M.; MANJINSKI, E. DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM: reflexões sobre sua utilização. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.c. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22116. Acesso em: 27 abr. 2024.