A formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva

um olhar com base nos Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.k

Resumo

Este estudo discute a formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva tendo como princípio os Direitos Humanos, tem como objeto analisar a formação dos professores na perspectiva da Educação Inclusiva para atender as necessidades dos alunos com deficiência. Para discussão teórica foram empregados os estudos dos autores: Bezerra (2012), Cunha (1999), Mantoan (2011), Souza e Silva (2005). A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica a partir da discussão e de referenciais teóricos da área. A pesquisa expõe a importância das formações constantes para os professores atuantes na Educação Especial e Inclusiva, pois antes mesmo de pensar em suas atualizações como profissionais, deve-se pensar no aluno com necessidades especiais e dentro dos parâmetros a seguir nos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Luana Gonçalves Bach, UEPG

Formação Profissional: Graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (2019).Pós Graduação Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão - CENSUPEG (2021)Pós Graduação MBA Docência no Ensino Superior (2023)Formação Acadêmica (em andamento): 2 Graduação em Letras - Português pelo Centro Universitário Facvest - Unifacvest (2023) Pós Graduação Especialização em Alfabetização e Letramento pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2024)Professora PAEE - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação (2022)Atualmente Professora de alunos com múltiplas deficiências - APAE

Raquel Zanedin

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020) e graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

BACH, L. G.; ZANEDIN, R. .; MANJINSKI, E. . A formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva: um olhar com base nos Direitos Humanos. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.k. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22124. Acesso em: 27 abr. 2024.