AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.e

Resumo

O estudo se ocupou de pesquisar na literatura científica dados relevantes sobre as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), para o processo de inclusão escolar, considerando os princípios dos Direitos Humanos e a importância da leitura como uma habilidade fundamental para alcançar a inclusão social. A natureza da pesquisa é bibliográfica realizada no Google Acadêmico, acompanhada da leitura de obras e documentos legais que referenciam o tema abordado. Os resultados e discussões apontam para a necessidade de formação continuada direcionada ao professor a fim de priorizar a qualidade do ensino, o tema sobre os Direitos Humanos é uma questão que precisa ser considerada no interior da escola e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação precisam ser consideradas nas práticas pedagógicas devido ao potencial que ofertam a educação.

Biografia do Autor

Charlene dos Santos Tugne Pinheiro, UEPG

Possui graduação em Geografia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2020) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Araquari. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente cursando MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE NACIONAL (PROFEI)

José Fabiano Costa Justus, UEPG

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), possui Especialização em Ensino de Ciências pela Pós Graduação Bagozzi (2004), Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011) e Doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (2013). É professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, nas graduações de Licenciatura em Ciências Biológicas e Educação Física e Mestrado Profisional em Educação Inclusiva (PROFEI). Tem experiência nas áreas de Anatomia Humana, Fisiologia Geral, Farmacologia e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2023-08-28

Como Citar

PINHEIRO, C. dos S. T.; JUSTUS, J. F. C. AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.e. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22196. Acesso em: 27 abr. 2024.