Direitos da família inclusiva na escola regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.m

Palavras-chave:

Educação inclusiva; Lei; Família; Escola

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar e refletir sobre os direitos constitucionais da família inclusiva, ou seja,  núcleos familiares as quais um ou mais membros  é pertencente ao público alvo da educação especial – PAEE perante a legislação vigente no Brasil. O intuito desse trabalho é instigar e promover o acesso à inclusão escolar, tornando a presença da família uma realidade em todas as instituições escolares de ensino regular. Metodologicamente, essa pesquisa é de caráter bibliográfica. A referência teórica é composta por artigos trabalhados durante a disciplina Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos, ofertada pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Além desses artigos, também foi realizada uma pesquisa exploratória no “Periódicos da Capes”,  em especial, artigos sobre o tema publicados no período de 2011 a 2022. Espera-se que este estudo contribua para o entendimento sobre o papel da família na execução dos direitos à inclusão institucional do aluno, garantindo seu acesso de forma digna e condizente a sua especificidade.

Biografia do Autor

Solange Moura, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Araquari. Tem experiência na área de Educação, tanto nas séries iniciais como na educação infantil. Com ênfase em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia. Atualmente, cursando o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Carolina Tavares, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação no curso de Bacharelado em Educação Física pela UNESP, campus Rio Claro, (1998); Mestrado (2004) e Doutorado (2015) em Ciências da Motricidade pela UNESP, campus Rio Claro. Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física (2017-2018) e Chefe do Departamento de Educação Física (2018-2021) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) (2007-2009). Foi técnica desportiva da Special Olympics Brasil (SOB) no estado do Paraná (2005-2007). Foi membro da equipe colaboradora do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte (2008-2010). Foi Editora-Chefe da Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) (2007-2009). Atualmente está desenvolvendo Projetos de Pesquisa nas áreas de representações sociais, imagem corporal e psicofísica escalar, inclusão, esporte adaptado e deficiência; e também Projeto de Extensão na área de qualidade de vida e saúde no pós COVID-19. A experiência na área acadêmica inclui o aprofundamento nas áreas de educação física adaptada, inclusão, esporte adaptado e imagem corporal.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Como Citar

MOURA, S.; TAVARES, C. Direitos da família inclusiva na escola regular. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.m. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22304. Acesso em: 27 abr. 2024.