A inclusão do surdo mediante a alfabetização em português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.n

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade mostrar que a alfabetização em língua portuguesa pode auxiliar o aluno surdo no processo de inclusão em classes comuns do ensino regular, facilitando, de certa forma, a sua compreensão de mundo e suas relações com o mundo ouvinte. Argumentando-se sobre a importância da alfabetização dos surdos em português, constata-se que esta deve vir após a aquisição da língua de sinais, para que o aluno surdo possa apropriar-se das estruturas gramaticais da língua portuguesa, implicando, assim, na aquisição linguística advinda do ensino da segunda língua. Além disso, se
faz necessária a implementação de políticas de inclusão que visem a garantia e o acesso dos surdos a educação de qualidade, atendendo para suas particularidades na busca pelo conhecimento, promovendo, dessa forma, sua inserção na sociedade ouvinte.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Luck Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em complementação com Letras/Espanhol. Foi professora assistente de educação infantil da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e professora colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Cursou especialização em Educação Especial com o trabalho "A inclusão do surdo através da Alfabetização em Língua Portuguesa". Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Alfabetização e na área da Educação Infantil. Trabalhou como fotógrafa autônoma de janeiro de 2014 à agosto de 2023 no segmento infantil e família.

Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutorando e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira"

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

MANJINSKI, M. C. L.; MANJINSKI, E. A inclusão do surdo mediante a alfabetização em português. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.5212/RevTeiasConhecimento.v1i1.2023.n. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/teias/article/view/22423. Acesso em: 27 abr. 2024.